quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Permacultura, o quê é?

 

Permacultura, o quê é?

 

Transcrição e artigo publicado em LinkedIn.

 

A permacultura foi criada na década de 1970 pelos cientistas australianos Bill Mollison e David Holmgren, que sistematizaram tecnologias ancestrais e atuais de diversas áreas do conhecimento para que possamos criar assentamentos humanos sustentáveis.

A ideia é criar e desenvolver pequenos sistemas produtivos organicamente organizados.

É uma metodologia que ajuda a gerar renda em uma propriedade rural, economizar tempo e ainda nos permite viver em harmonia com a natureza.

 Resumindo: morar coletivamente neste planeta sem destruí-lo.

 

                            50-750-permacultura-vs-cultura-temporaria @acantizza Instagram


Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.

A permacultura é uma abordagem de gestão da terra que adota arranjos observados em ecossistemas naturais florescentes. Inclui um conjunto de princípios de design derivados do pensamento sistêmico completo. Ele usa esses princípios em campos como agricultura regenerativa, reflorestamento e resiliência da comunidade.

 

O estilo de vida da sociedade de consumo está esgotando nossos recursos naturais.

A permacultura é uma alternativa real de mudar a forma como estamos vivendo.

A ética, os princípios e as técnicas da permacultura permitem transformar a forma como cada um enxerga a natureza ao redor.

 

Vivemos em uma época em que o sistema de produção é a base da sociedade. E nele, o consumo é o principal pilar. Esse sistema garante o crescimento econômico e a produção de bens para satisfazer necessidades de uma parcela dos habitantes do planeta. No entanto, a maneira encontrada para alcançar esses objetivos envolveu a utilização predatória dos recursos disponíveis na Terra. Como esses recursos são finitos, o modo como os utilizamos está em crise e pode até resultar em um colapso.

 

TEXTO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO SITE E-CYCLE | Por Caetano Penna

 

A base do consumo são os alimentos que, de maneira geral, são produzidos com certos insumos, como fertilizantes e pesticidas, muito prejudiciais não só aos que se alimentam das safras, mas ao terreno e à biodiversidade do entorno.

Práticas como a captação de água da chuva, a reciclagem de materiais, a manutenção do ciclo natural dos alimentos, o uso de energia oriunda de fontes limpas e renováveis, e o reaproveitamento de tudo o que for possível passam longe do modelo padrão de produção de alimentos, mas são a base da permacultura.

 

Segundo Bill Mollison, a Permacultura consiste na ‘elaboração, implantação e manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resiliência, e a estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente’

 

(Bill Mollison, 1999)

 

    A Permacultura é trabalhar com a natureza, e não contra ela. É olhar os sistemas em todas as suas funções ao invés de tirar apenas um fruto deles, e de permitir que os sistemas demonstrem sua própria evolução.

 

Segundo Rosemary Morrow, os principais aspectos da Permacultura podem ser resumidos assim:

1. - É um sistema para a criação de comunidades humanas sustentáveis que integra design e ecologia.

2. - É uma síntese do conhecimento tradicional e da ciência moderna, aplicável a situações urbanas ou rurais.

3. - Toma os sistemas naturais como modelo e trabalha com a natureza para projetar ambientes sustentáveis que possam prover as necessidades humanas básicas, bem como as infraestruturas que as apóiam.

4. -Estimula a nos tornamos parte consciente de soluções frente aos inúmeros problemas que enfrentamos local e globalmente.

 

O PDC – Permaculture Design Certificate Course, é um curso completo de Permacultura com o conteúdo oficial estabelecido pelo Syllabus, dos cientistas australianos Bill Mollison David Holmgren. No total, são 80 horas com aulas teóricas e práticas, que podem ser divididas em módulos ou serem feitas por meio de um processo imersivo.

 

Fonte: Wikipédia,  CicloVivo, IPOEMA, E-CYCLE, Viver fora do Sistema.

 

#volunturismo #sustentabilidade #comunidade #turismovoluntario #ecovila #permacultura #agroecologia #ecovilas

 

Meu nome é Augusto César Cavalcanti de Souza, sou um operário que anda pelo planeta e conta estórias. Escrevo para que as pessoas sejam simples, tenham o riso leve como o dos operários nas horas pesadas e, para que viagem por lugares incríveis do planeta. No particular, escrevo para que eu me lembre das situações do trabalho e da vida, coloque aos colaboradores e aos amores na prateleira principal da casa, e porque outros que me escreveram se expondo integralmente, tornaram a minha vida mais leve.

Você pode acompanhar-me no:

Instagram @acantizza  

no Twitter

no LinkedIn 

ou me enviar e-mail acantizza@gmail.com

Lattes 

 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Pai Celestial, que no céu da minha alma se encontra.

 Feed de publicações originais no LinkedIn



“Pai Celestial, que no céu da minha alma se encontra. Louvo o teu nome porque reconheço o teu amor e a tua misericórdia! Ajuda-me Pai Celestial a ser grato por tudo que eu receber. Ajuda-me a ser misericordioso com todos com quem eu cruzar. Ajuda-me a ver a tua face luminosa, esplendorosa de amor, na pedra, no vegetal, no animal e no homem para que eu O reconheça e O ame. Acima de todas as coisas, vendo-O através de todas as coisas. Dai-me ó Pai, o pão do corpo a cada dia. E que a minha FÉ sustente o meu espírito em todas as noites. Seja feita sempre a Tua vontade e que eu cumpra o Teu propósito agora e até a eternidade. Amém!”

“Heavenly Father, who is in the sky of my soul. I praise your name because I recognize your love and your mercy! Help me Heavenly Father to be grateful for everything I receive. Help me to be merciful to everyone I come across. Help me to see your luminous, radiant face of love, in stone, in vegetation, in animals and in man so that I recognize and love Him. Above all things, seeing Him through all things. Give me, Father, the bread of the body every day. And that my FAITH sustains my spirit every night. Your will always be done and may I fulfill Your purpose now and until eternity. Amen!"

 

 

“Snowflakes are one of nature’s most fragile things, but just look what they can do when they stick together.” -Vesta M. Kelly

Die Zukunft soll man nicht voraussehen wollen, sondern möglich machen. Antoine de Saint Exupéry. Luise Keller.

 

“And we'd like to take this opportunity, all the way from America, to say happy Christmas to you our faithful, beloved fans all over the world who have made our life worth living.” – George Harrison 1968

 

 

Le Meditazioni, Edward Hopper. Miriana Taddio. @acantizza Instagram

2021.

 

I can do the movement

calculate the celestial body,

but not the behavior of the

Humans, people.

Isaac Newton

 

Eu posso fazer o movimento

calcular o corpo celeste,

mas não o comportamento dos

Humanos, pessoas.

#IsaacNewton #comportamento #behavior

 

 

Our planet is poorly equipped for delight. One must snatch gladness from the days that are.

Vladimir Mayakovsky

Russian poet and playwright; from the poem "To Sergei Esenin" 

 

Nosso planeta está mal equipado para o deleite. É preciso arrebatar a alegria dos dias que estão.

Vladimir Mayakovsky

Poeta e dramaturgo russo; do poema "Para Sergei Esenin"

 

#YourWeeklyEscape #NationalGeographic #poeta #dramaturgo #Escape2021 #publisher2021 #Editor2021 #bookmaker2021

 

__________________________________________________________________________________

 

Discovering the truth about ourselves is a lifetime's work, but it's worth the effort.

Fred Rogers _ Host, "Mister Rogers' Neighborhood;"

 

Descobrir a verdade sobre nós mesmos é um trabalho para a vida toda, mas vale a pena o esforço.

Fred Rogers _ Anfitrião, "Mister Rogers 'Neighborhood;"

 

#SuaEscapadaSemanal #NatGeo #autoconhecimento #host #host2021 #anfitrião2021 #neighborhood2021  #vizinhança2021

domingo, 10 de janeiro de 2021

Declaração universal dos direitos

 Publicações originais em LinkedIn.



Minhas mãos cheias de calos e os músculos da lombar doendo.

Leio a declaração universal dos direitos do homem.

É sobre este Homem que gostaria de falar.

Frustrações geram distanciamento.

A análise costuma dizer que somos vítimas das vítimas.

Foda-se. Escuto frases machistas do meu pai desde que me entendo por gente.

Não sou veado porque não me atraem homens, tampouco consigo ter relacionamentos duradouros com mulheres, porque o meu emocional existe em frangalhos.

Mulheres que me perdoem, vocês são somente à linha de frente.

Relacionamentos abusivos detonam a família inteira, e ainda os filhos tem que aturar as tuas frustrações na íntegra da pele.

Um conselho para 2021:

Mulheres que sobreviverem não gerem filhos de imbecis.

Aqueles que não são imbecis geralmente não podem levar para casas de veraneio em montanhas ou na praia, ou geladeira cheia, á priori.

Porque apresentam problema estrutural de comportamento para o trabalho, entre outros.

República Federativa do Brasil, 15 de novembro de 1889.

ps.: Sr C., não, eu não estarei bêbado em nossa conversa, porque não bebo ou uso drogas há anos. O quê parece nos vídeos de Instagram são fugas para aliviar um pouco o fado.

#primeiroartigodoano #rascunho #república #1889 _ 09.01.2021



@acantizza Instagram


 

Dica de clássico

Sindicato de Ladrões.

Dizer a verdade nada mais que a verdade traduz-se em questionar a acomodação do emprego e manter as virtudes imutáveis do bom caráter.

O que é ser um delator?

O que é ser um observador crítico?

No âmbito pessoal é o posicionamento constante em “fazer a coisa certa”, abrindo mãos do mundo interno e externo equilibrado e favorável.

“Elia Kazan (diretor do filme) já tinha nas costas o peso de sua delação para a Comissão de Atividades Anti-Americanas, um feito que lhe custaria inúmeras amizades e geraria um rancor que lhe perseguiria até o final da vida.”

“O que é “fazer a coisa certa” em justiça, leis, liberdade e política.”

“O filme é uma forte crítica do diretor às viciosas organizações sindicais e comitês políticos entregues à máfia e à corrupção.”

Fonte: plano crítico 

#democracia #EUA #dignidade #corrupção #Capitólio #congresso  _ 10.01.2021


on-the-waterfront. um filme por dia blogger. @acantizza Instagram